quinta-feira, 16 de julho de 2009

Loucuras na Terra de Macunaíma



Para quem não conhece e acha que Roraima é o fim do mundo, acertou.

Talvez não seja aquele fim do mundo ideal, como muitos já imaginaram - mato, maloca, índios pelados pelo meio da rua e anacondas convivendo pacificamente com os cidadãos. Não, não é assim.





Nasci aqui e vejo, embasbacado, o que sucede-se ao meu redor neste pequeno projeto de civilização. Absurdos que vão desde a formidável conexão à internet (esse é objeto de outro post) e telefonia, até coisas fúteis, como entrar na Venezuela - nosso vizinho, que nos cobra seguro, para lá entrarmos, e propina, por nada termos feito.

Comecemos com uma notícia aparentemente tosca, veiculada pelo Jornal Folha de Boa Vista:


"Avião atrasa e passageiro e preso pela PF" (disponível em www.folhabv.com.br/noticia.php?id66286)


Beleza, isso acontece sempre, diria alguém. Não, champs, não fale isso. Vejamos o caso de forma concreta: Em Boa Vista, temos DOIS voos em um dia. Isso mesmo, eu falei o numeral 2. Melhor: um desses voos é de madrugada, isto é, o avião da empresa não chega aqui antes de 00h30min.

O cidadão na sanha de chegar no seu destino em virtude de um compromisso, dispondo desta variedade de horários, resolve eleger horário matinal - e diga-se de passagem, com preço mais acessível -para tentar liquidar seus imbróglios em solo distante.

Nada obstante ao atraso de mais de duas horas para, enfim, adentrar na tão almejada aeronave, uma aeromoça, com uma saia coladinha, pede-lhe, gentilmente, para que se retire da aeronave, porque fora seu voo remarcado.

Imagine você o que se passa na cabeça desta criatura. Ainda bem que o Direito ampara-o: com uma prisão nos lombos - pela Polícia Federal, ainda por cima.



É uma pena. Óbvio que ele foi liberado e isso, sem sombra de dúvida, não vai dar em nada.

O povo que não acredita no Direito, pode até chiar. Mas, como eu disse, o processo gerado pelo crime de desobediência e injúria NÃO VAI DAR EM NADA. Porém, o constrangimento e a perturbação moral, DECERTO, não serão passaram despercebidos pelas prudentes - nem sempre - garras do Judiciário. Logo, uma gorda indenização lho espera.

Para os que leem, desde já, agradeço. Ficamos por muito inativos, porém, eu e meu parceiro Luiz decidimos tratar o blog com seriedade. Mostraremos um pouco das bizarrices da Terra do Nunca (Boa Vista), trazendo, também, matérias interessantes sobre o dia-a-dia jurídico e sua repercussão no meio social.

Pra esse irritado e, por algum tempo, preso cidadão recomendo:
Amigão, procure um bom advogado!




4 comentários:

Luiz Riva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiz Riva disse...

Imagine a cena, nobre colega.
Eu me pergunto o que faria se estivesse na pele desse cidadão. Melhor nem pensar!
O fato é que como não somos brasileiros, tampoucos venezuelanos, ficamos a mercê do humor de tudo e todos.
É uma piada, só nos resta rir.

Luiz Riva disse...

Imagine a cena, nobre colega.
Eu me pergunto o que faria se estivesse na pele desse cidadão. Melhor nem pensar!
O fato é que como não somos brasileiros, tampoucos venezuelanos, ficamos a mercê do humor de tudo e todos.
É uma piada, só nos resta rir.

Thiago de Melo disse...

É uma situação em que, realmente, não tem como a pessoa controlar-se. Alguns até conseguiriam...

Mas, como dito, a irresignação não era em vão: ele tinha algo pra resolver em Brasília - o que eu consideraria a "força motriz" da indignação dele, agravada pelo fato do voo já estar atrasado.

Engraçado que, se você olhar bem, toda mundo se justifica no site da Folha: a Gol, a Infraero e a PF. Todas justificativas "jurídicas", diga-se de passagem.

Agora, eu tenho um "feeling" de que a Gol vai levar uma bela duma condenação nas costas... Mas é só o feeling =D